27 de setembro de 2008

Sua empresa. Seu funcionário.

Nós temos o direito - e até certo ponto o dever - de cobrar dos candidatos satisfações a respeito dos projetos e feitos do mesmo. Algumas vezes podemos encontrar algum candidato na rua e ele se preocupar mais com a aparência, posar para fotos, sorrir para quem passa, do que responder simples perguntas que, como eu já disse, você tem o direito de fazer, e ele o dever de responder.

Imagine que você é um dos acionistas e membro do grupo da direção de uma grande empresa. Suponha que você precise falar com um dos seus futuros funcionários sobre algo importante, mas ele não lhe dá atenção, cumprimenta os outros, interrompe a conversa para falar ao telefone. Você lhe faz uma pergunta, ele não responde. Prefere ser "puxa saco" dos outros acionistas (afinal é mais fácil sorrir pra muitos do que dar satisfação a um só), entretanto não lhe dá a mínima satisfação sobre o que faz. Como você agiria?

Imagine agora que essa grande empresa seja o Brasil, e esse futuro funcionário seja um candidato. Essa não é só uma comparação, é exatamente essa a situação. Você se torna um acionista no momento que paga seus impostos (o salário dele sai do seu bolso, sabia?) e dirige o país por meio do seu candidato. Como você agiria agora, se o seu funcionário no governo (seu prefeito, vereador) fosse desrespeitoso?

Não deixe que façam o que querem com sua empresa... peça satisfações! Você elege quem acha que vai administrar melhor o que é seu! É seu dever zelar pela "cooperativa" que é sua e de outras pessoas que também pagam impostos. A sociedade é um bem comum. Lembre-se disso antes de desistir de falar com um candidato porque ele está "Ocupado".

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