10 de setembro de 2008

Liberdade de escolha: nós a temos!

Ao longo da História global, muitas civilizações surgiram ao correr pelo planeta. A maior parte delas se desenvolveu de forma patriarcal, ou seja, os homens comandavam, e estes tinham poder absoluto. Todos deviam obedecê-los e ninguém podia reclamar de ordem alguma. Muitas destas sociedades foram bem-sucedidas e este esteriótipo de comunidade foi espalhado por todo canto.

Pois bem, então como se explica hoje em muitos países, como no Brasil, a democracia? Devido à transformações revolucionárias na História, de pouco em pouco o homem que acabou por tomar o pior lugar na hierarquia de sua sociedade conseguiu depois de árduas batalhas o seu Direito e suas liberdades, e assim a democracia foi criada. E hoje este é um dos pontos mais especiais da política brasileira.

Ainda há pedaços no mundo onde existe pessoas conservadoras, que professam que o Absolutismo, ou seja, uma única pessoa como governante, com poder total sobre tudo e todos, deveria ser implantado pelo globo.

Mas aqui no Brasil o que temos é a liberdade de escolha. E isto é muito importante: o povo é quem faz o governo e nós escolhemo-lo. E devemos usar e abusar deste poder que temos! Afinal, não é à toa que o Artigo 1º da Constituição brasileira diz: "Todo o poder emana do povo (...)".

Consciência política é o que pode fazer a diferença; principalmente num país onde os políticos fazem cada vez mais a cabeça da população, ao fazê-la pensar que "política é algo chato e só é para políticos". Vamos fazer a diferença juntos!

Na democracia quem governa é você!

Um comentário:

Sarah disse...

É isso mesmo!
O que precisa é que o povo entenda que política é para ser feita por nós mesmos, sempre acompanhando os representantes. E esse canal de comunicação com eles... realmente, o povo não tem e não procura acesso à política, simplesmente porque "política é para políticos"...
Parabéns pela iniciativa!!