12 de setembro de 2008

Acorrentado

Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir
A certidão pra nascer e a concessão pra sorrir
Por me deixar respirar, por me deixar existir
Deus lhe pague

Pelo prazer de chorar e pelo "estamos aí"
Pela piada no bar e o futebol pra aplaudir
Um crime pra comentar e um samba pra distrair
Deus lhe pague
(Trecho da música Deus lhe Pague de Chico Buarque)

Com certeza você está satisfeito, tem tudo o que precisa, sua cidade não necessita de melhorias, seu país está ótimo. Temos governantes honestos, preocupados com o bem estar da população e que fazem de tudo para deixar o Brasil cada vez melhor. Claro! Está grato pelo pão que tem para comer, pelo futebol para assistir e pelo crime para comentar. Você não poderia estar mais satisfeito!

Você também não poderia estar mais acorrentado! Claro, está preso pelo comodismo, ideologias e até pelos políticos. Você sabe que há coisas que precisam ser mudadas, sua consciência denuncia isso, mas por uma questão de facilidade e comodidade você prefere a alienação e decide por não fazer nada.

É mais fácil se conformar com as coisas do jeito que estão do que lutar por melhorias, é mais simples ter uma bolsa esmola e não precisar exigir uma educação eficiente para posteriormente conseguir um emprego melhor. Também é melhor assistir um jogo de futebol a pensar nas melhorias necessárias no seu país. Para os governantes é melhor que você distraia-se com um samba, pois assim você não terá tempo de pensar e cobrar as ações deles.

Por enquanto você é somente mais um nesse país, faz parte da massa. As melhorias que você espera só dependem de você, tanto na hora da votação como durante o mandado do seu governante. Está na hora de levantar da cadeira, essa é a hora de despertar para a cidadania. Torne-se um CIDADÃO, lute pelos seus direitos. Faça a diferença!

2 comentários:

Anônimo disse...

Êh!
Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola
Meu! Por caridade
Uma esmola
Pr'o ceguinho, pr'o menino
Em toda esquina
Tem gente só pedindo...

Uma esmola pr'o desempregado
Uma esmolinha
Pr'o preto pobre doente
Uma esmola
Pr'o que resta do Brasil
Pr'o mendigo, pr'o indigente...

Ele que pede, eu que dou
Ele só pede, o ano é mil
Novecentos e noventa e tal
Eu tô cansado de dar esmola
Qualquer lugar que eu passo
É isso agora...

Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola
Meu! Por caridade
Uma esmola
Pr'o ceguinho, pr'o menino
Em toda esquina
Tem gente só pedindo...

Uma esmola pr'o desempregado
Uma esmolinha
Pr'o preto pobre doente
Uma esmola
Pr'o que resta do Brasil
Pr'o mendigo, pr'o indigente...

Eu tô cansado, meu bom
De dá esmola
Essa quota miserável da avareza
Se o país não for prá cada um
Pode estar certo
Não vai ser prá nenhum...

Não vai não! Não vai não!
Não vai não! Não vai não!
Não vai não! Não vai não!
Não vai não!
No hospital, no restaurante
No sinal, no Morumbi
No Mário Filho, no Mineirão...

Menino me vê
Começa logo a pedir
Me dá, me dá
Me dá um dinheiro aí
Mas menino me vê
Começa logo a pedir
Me dá, me dá
Me dá um dinheiro aí..

Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola, meu, por caridade
Uma esmola
Pr'o ceguinho, pr'o menino
Em toda esquina
Tem gente só pedindo...

Skank Esmola
Composição: Samuel Rosa E Chico Amaral

Anônimo disse...

Vocês que fazem parte dessa massa,
Que passa nos projetos, do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar, muito mais do que receber
E ter que demonstrar, sua coragem
A margem do que possa aparecer.
E ver que toda essa, engrenagem
Já sente a ferrugem, de comer.

Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz

Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida, do normal
Os automóveis ouvem, a notícia
Os homens, a publicam, no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice, que chegou
Demoram-se na beira, da estrada
E passam a contar, o que sobrou.

Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz

O povo, foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores, tempos idos
Contemplam essa vida, com a cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo, se acabar
A arca de Noé, o dirigível
Não voam, nem se pode flutuar,
Não voam nem se pode flutuar,
Não voam nem se pode flutuar.

Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado e,
Povo feliz

Vida de gado-Zé Ramalho