3 de setembro de 2008

Já pensou nisso?

Há mais de 1500 anos, foi criada em Roma uma forma de controlar a população, ela ficou conhecida como “Política do Pão e do Circo”. Ela consistia em trazer espetáculos de gladiadores e comida gratuita à população. Ao fazer isso, o governo estava apto a decidir e pôr em prática muitas coisas sem que o povo se importasse, pois as massas estavam tão envolvidas com aqueles espetáculos, que nem ligavam para o que pudesse estar ocorrendo na política local. Alguns dizem que esta prática morreu junto com o Império Romano em 476 d.C. Será?

Como podemos exigir honestidade dos políticos se somos os primeiros a corrompê-los? Em certa ocasião um senhor pediu a um candidato um caminhão de areia em troca de dez votos. Vender o voto é o mesmo que vender a consciência, e vender a consciência é vender a si mesmo. O direito de votar não tem preço.

Um voto mal dado reflete na sociedade como um todo, e na vida da própria pessoa. São votos assim que levam pessoas corruptas e mal preparadas para cargos públicos. Depois não adianta reclamar da corrupção dos políticos como se o eleitor não fosse responsável por isto também.

É você quem vota no candidato. Depois de eleito ele governa? De jeito nenhum, ele é apenas um representante dos interesses do povo. Por isso é importante avaliar as propostas de cada candidato e escolher o melhor. John Locke, pensador iluminista britânico, disse que se algum governo ou governante não atendesse aos interesses da população, o povo deveria derrubá-lo e substituir por um que se encaixasse com a sua proposta. É claro que não devemos sair por ai derrubando governantes, é melhor escolher alguém que seja confiável e apto a assumir o cargo na hora da votação.

“Que sorte para os que detêm o poder, que as pessoas não pensam!” Foi o pensamento de um ditador do século XX, e continua vivo hoje quando falamos que “política é para os políticos”. À medida que deixamos de cobrar e fiscalizar nossos representantes no governo, eles se sentem mais livres para auto-aumentar seus salários ou criar leis que favorecem as elites e prejudicam a sociedade como um todo, por exemplo.

Portanto esteja sempre ligado no que acontece na política, não só nos períodos de eleição, mas durante todo o mandato, pois na democracia quem governa é você.

Veja aqui o folder da campanha

Um comentário:

Unknown disse...

Fiquei impressionada com a consciência politica, ainda bem que na nossa atual sociedade, existem jovens com essa visão...
Adorei as "tiradas" .
O povo brasileiro não é só um título de eleitor e sim pessoas que necessitam de um governo com senso comum, pelo povo, para o povo...
Aprender a votar deve se tornar um ábito na nossa sociedade.... Parabéns!